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A boa comunicação pode evitar muita confusão e até acidentes



Fale rápido: “Não confunda catraca de canhão com conhaque de alcatrão”. É provável que você tropeçou na fala ao dizer esta frase, não é? Falar e comunicar-se é algo que nos é natural, afinal fazemos isso desde que


somos bebês. Porém, como tudo na vida, comunicar-se corretamente e de forma eficiente demanda preparo, treino e reflexão.


Na empresa, a boa comunicação evitar muita confusão e pode salvar vidas ! Por isso, é fundamental que cultivemos hábitos muito importantes na hora de nos comunicarmos com nossos colegas, principalmente quando estamos numa operação ou realizando um processo dentro da empresa.


Então, fique atento a estas dicas para que sua comunicação seja eficiente, produza os resultados que você espera e evite acidentes de trabalho.


1. Não pressuponha conhecimento: não pense que aquilo que é claro e simples para você, também o é para o seu colega. Por isso, pergunte se ele entendeu o que vocês vão fazer; peça que ele fale como ele pretende fazer. Caso seja uma equipe, peça que todos digam em voz alta o que cada um vai fazer. Isso evita surpresas, esclarece dúvidas, enriquece o conhecimento de todos e ajuda a que a tarefa seja executada corretamente.


2. Se precisar, grite! No ambiente da fábrica é comum que haja ruído alto das máquinas e o uso de protetor auricular. Se você estiver conversando sobre uma tarefa dentro da fábrica, tenha certeza de que está sendo entendido. Então fale alto para ser compreendido e pergunte para seu colega se ele entendeu o que você disse.


3. Use o gestual. Não tenha vergonha de usar as mãos para se comunicar dentro da fábrica. Utilize sinais universais para “não”, “está ouvindo?”, “sim”, “cuidado”, “perigo” e procure acompanhar sua fala com sinais, principalmente se estiver um pouco distante do seu colega, apontando e sim


ulando o que precisa ser feito.


4. Conte até 10. Parece brincadeira, mas sua mãe já dizia que temos “duas orelhas e uma boca para ouvir mais e falar menos”. Por vezes, o “sangue ferve” e você acaba falando o que não devia, do jeito que não precisava e para quem não estava envolvido. Então, conte até 10 antes de falar se estiver nervoso, com raiva ou discordar de algo. Respire varias vezes profundamente. Isso ajuda a acalmar e colocar as ideias no lugar. Só então expresse sua opinião discordante.


5. Dê atenção total. Quando estiver conversando com seu colega dê atenção ao que ele fala. Isso significa que você não deve ficar mexendo no celular, olhando para o lado ou mexendo em alguma coisa. Fazer isso, além de falta de educação, pode comprometer sua compreensão do que está sendo dito.


Na empresa ou na gestão de um projeto é fundamental que a boa comunicação seja praticada. Aqui na JFS Engenharia procuramos cultivar a boa comunicação tanto internamente, na condução das tarefas de um projeto quanto no trato com nossos clientes.


Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco. Estamos prontos a compartilhar conhecimentos.


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