• JFS Engenharia e Consultoria

A Vaca, o Porco e a sua Empresa

Atualizado: Jul 21




Certo dia, o porco foi se queixar à vaca, pois ninguém lhe dava valor. “Afinal” – disse o porco – “Eu não sei o que acontece comigo. Quase não dou trabalho para os homens; todos gostam do que nossa raça produz. Mesmo assim sou um animal desconsiderado e quando querem xingar alguém eles usam o meu nome! O mesmo não acontece com você, que dá apenas o leite e é reverenciada por todos”, concluiu o pobre porco.


A vaca, que ouvia com atenção, respondeu: “Talvez seja porque eu coopero com um pouco do que tenho todos os dias e você só tem utilidade depois de morto”.


Assim como na parábola acima, é comum encontrarmos pessoas que se queixam que não são valorizados como deveriam, exibindo um currículo invejável, recheado de experiências, realizações e diplomas.


No entanto, quando falamos de uma organização, que persegue objetivos e alvos, não basta a soma simples de valores pessoais. Se não houver cooperação, interação e dedicação diária, os talentos ficarão guardados em caixas de vidro, como joias preciosas, sem gerar qualquer resultado e sem serem valorizados como merecem!


Então, antes de se queixar de que a empresa ou o seu superior não o valoriza como você merece, verifique se realmente você está cooperando de verdade com a equipe. Cooperar de verdade envolve uma dose de sacrifício e humildade; é preciso abrir mão do egoísmo, dos seus interesses e aceitar as opiniões, capacidades e dificuldades do colega.


A JFS Engenharia procura valorizar o talento de seus profissionais. Por isso, reuniões periódicas entre os diferentes setores são realizadas para que todos possam opinar e contribuir para a melhor execução de um projeto. É uma forma de quebrarmos as “caixas de vidro” e promover a multiplicação dos resultados por meio dos talentos pessoais de nossos colaboradores.


Como está a cooperação em sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários se há algum tipo de ação que ajuda a integrar e promover a cooperação em sua empresa.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo