top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

A Xícara de Chá



O mestre solicitou ao discípulo que preparasse um bule de chá. O discípulo voltou com o chá pronto, no bule, e as xícaras. Imediatamente serviu mestre. Quando este estava para encher a sua própria xícara, o mestre solicitou que ele colocasse mais chá na xícara do mestre. Ao que o discípulo arguiu: “Mas a sua xícara já está cheia!” O mestre, impávido, confirma: “Por favor, coloque mais chá em minha xícara!” Nova argumentação do discípulo, nova confirmação do mestre.


O chá começa a transbordar para a bandeja, e o discípulo pára… O mestre insiste: “Continue a colocar chá em minha xícara!” O chá escorre pela bandeja e, desta, ao chão.

O mestre, então, indaga o discípulo: “O que você aprendeu com isto?” O discípulo diz que nada, pois ele já sabia que o chá iria escorrer para a bandeja e para o chão. O mestre retruca: “O ensinamento que isto nos traz é que para caber mais chá na xícara, a xícara precisa estar um pouco vazia. Em xícara cheia não cabe mais chá.”


E complementou: “Assim é a nossa cabeça. Quando achamos que sabemos tudo, quando temos muitas certezas, quando a nossa cabeça está totalmente cheia de verdades, então a nossa cabeça não tem espaço para mais nada, novos ensinamentos e percepções não conseguem chegar.”


O mestre seguiu: “As nossas certezas vêm do que vivemos no passado. Mas o passado já passou e o que acontece hoje não pode ser interpretado à luz do passado. Isso seria o mesmo que caminhar em uma noite escura, para frente, em um caminho desconhecido, com uma vela acesa às nossas costas, iluminado o caminho já percorrido.

E finalizou: “Relaxe e deixe sempre sua cabeça um pouco vazia de noções preconcebidas, valores e preconceitos, para apreender o que o mundo lhe oferta de novidades e oportunidades.”


Aqui na JFS, por mais experiente que o colaborador seja, por mais tempo de empresa que tenha, por mais cursos e treinamentos que já tenha participado, estimulamos a constante atualização de conteúdos e técnicas.


Outro valor que estimulamos em nosso time é a humildade e a mente aberta para outras opiniões, outras ideias e novos conhecimentos. Porque assim, não desperdiçamos as oportunidades por pensar que já sabemos tudo.


Tendo a mente aberta e mais “vazia”, você ganha e todos ao seu redor também!

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page