• JFS Engenharia e Consultoria

BIM já é uma realidade na JFS Engenharia.

Atualizado: Out 1


O BIM (Building Information Modelling) é uma metodologia aplicada em projetos de engenharia e apresentada através de uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, contendo todas as informações do ciclo de vida da construção disponíveis em um projeto. Por tanto é a capacidade de gerar objetos paramétricos que caracteriza uma ferramenta como BIM.


A metodologia também é considerada uma filosofia de trabalho que integra diversos profissionais e suas capacidades, onde responsáveis como engenheiros, arquitetos, construtores e outros, trabalham em conjunto na elaboração de um modelo virtual feito com exatidão, que gera uma base de dados que contém informações de todas as fases da construção e tem por objetivo integrar todos os agentes e disciplinas envolvidas no desenvolvimento de todas as etapas do projeto. É necessário entender a importância de promover um trabalho de colaboração de informações entre os vários profissionais envolvidos nos processos de construção, pois, esse método colaborativo irá impactar não só a parte de concepção de um projeto, mas também a execução, implantação, manutenção e gerenciamento, simulando o desenvolvimento do empreendimento, o comportamento da estrutura frente a questões climáticas, de conforto e segurança, eficiência energética, de consumo de materiais, entre outras questões importantes.


A maior causa de atrasos e de custos não previstos nas construções se deve pela falta de interoperabilidade nas obras, a JFS entende a necessidade de reduzir a Ineficiência da Indústria e na montagem, por esse motivo o BIM já é uma realidade na dinâmica de trabalho da equipe e projetos que realizamos. A forma como o BIM é aplicado garante uma percepção antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, ampliando a importância e usabilidade do projeto e consequentemente, reduzindo as chances de improvisação e o tempo gasto na execução, melhorando o desempenho e garantindo que o cronograma e orçamento previstos sejam respeitados, assim nosso trabalho gera resultados mais eficazes e assertivos.


Em alguns países o BIM já é amplamente utilizado, já nos projetos e construções no Brasil é pouco difundido. Mas de acordo com um Decreto Presidencial assinado este ano (Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020) , será feita a democratização a plataforma no país e a utilização do BIM se tornará obrigatório para as obras públicas a partir de 2021.


A JFS conhece a relevância dos métodos envolvidos para seus projetos, onde o mesmo pode ser compreendido com mais clareza, o que ajuda a garantir mais precisão, sempre avaliando as alternativas para otimizar recursos e processos.


Existem diversos benefícios ao adotar o conceito BIM em projetos, a troca de informação entre todos os agentes envolvidos com a construção, que aprimora e potencializa resultados, trazendo um planejamento mais amplo e criando novas oportunidades e melhorias são certamente os principais.

A equipe da JFS Engenharia está sempre acompanhando as melhores metodologias de trabalho para levar a seus clientes um serviço de excelência.

19 visualizações

© 2019 por JFS Engenharia e Consultoria - Brasil

  • Linkedin - JFS Engenharia