• JFS Engenharia e Consultoria

Cinco Tendências da Indústria em 2021


Pesquisa revela as tendências da indústria para 2021 e para o futuro próximo. Selecionamos as cinco principais para você.


O ano de 2021 começou desafiador para a indústria brasileira. Depois de amargar uma recessão em 2020 desencadeada pela pan


demia de Covid-19, a projeção da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) registrará expansão de 4% este ano – a atividade econômica será impulsionada pelo avanço de 4,4% do PIB industrial.


Em 2020 a produção física da indústria teve uma redução de -5,6% e os empregos -12,1%, a capacidade instalada foi de 80,3%, mais que em 2019, quando este índice foi de 77,8%, segundo o IBGE e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


A ABI Research, empresa de análises com matriz nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo intitulado “68 tendências tecnológicas que vão moldar 2021” (68 Technology Trends That Will Shape 2021), no qual dedica espaço também para os rumos que a indústria de manufatura deve tomar. Aproveitando esta pesquisa, a Kmaleon e o site Mundo do Marketing destacaram em um Estudo, as principais tendências da indústria em 2021. Resumimos os principais destaques aqui. Confira!




1. Indústrias de alimentos deve seguir em alta


A indústria de alimentos deve seguir em alta, apesar do aumento dos preços da cesta básica. Alimentos orgânicos, veganos e voltados à saudabilidade ganham destaque,


assim como conceitos de rastreabilidade, tecnologia e embalagem nessa categoria. Outras categorias de destaque na indústria esse ano estão higiene e beleza e mídia.


2. Indústria 5.0: mais integração entre homem e máquina por meio da tecnologia.


Em 2021 a Indústria 5.0 inicia sua consolidação: a experiência de consumo, de mais personalização, de compra on-line, de consumo em casa e da mão-de-obra humana retornando para as fábricas para desenvolver tudo isso.

Será então mesclado o que se tem de tecnologia (4.0) - IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, robótica, tecnologias autônomas para automatizar os processos produtivos – com a criatividade e inteligência humana



3. Práticas mais sustentáveis: ganham força as energias renováveis e práticas de baixo impacto ambiental.


Cerca de 65% dos consumidores estão preocupados com o impacto de suas ações no meio ambiente, o que leva mais de 30% dos consumidores a comprarem produtos sustentáveis. Esta é uma tendência que cresce no mundo e também no Brasil.

Práticas como reciclagem, energias renováveis, redução de desperdícios, reuso de água, redução da emissão de carbono e produção enxuta terão cada vez mais peso na competitividade das indústrias.


4. Logística Inteligente: rastreabilidade é uma tendência que veio

para ficar.


Comunicar ao consumidor a história do produto até sua mesa será uma realidade e um diferencial nos próximos anos. Tecnologias de rastreabilidade em embalagens, como as baseadas em Blockchain, propiciam identificação única para cada produto embalado. A rastreabilidade dá a transparência demandada pelos novos hábitos de

consumo, além de fazer parte do compromisso com segurança sanitária.



5. IA e Machine Learning coletarão e analisarão informações da produção


A segurança e pontualidade é uma tendência forte para 2021. Veículos autônomos, drones e canais digitais se unem para dar mais agilidade e eficiência na conexão entre a indústria e o consumidor. Essas tecnologias auxiliarão a logística a aumentar a eficiência de combustível, melhorar a pontualidade e a segurança da entrega. Já a inteligência artificial é a chave para tornar a indústria mais automatizada

e mais produtiva.


A JFS Engenharia está atenta aos movimentos da macroeconomia e procura sempre desenvolver seus projetos e parcerias antenada nas tendências do setor. Se sua empresa deseja desenvolver projetos industriais com eficiência e tecnologia, consulte-nos! Teremos prazer em atender você.



(Fonte: Estudo - Desafios da Industria para atender as novas demandas - Kmaleon / Mundo do Marketing).


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo