top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Cuidado com o julgamento apressado...



Uma garota segurava em suas mãos duas maçãs. Sua mãe entrou e lhe pediu com uma voz doce e um belo sorriso:

– Querida, você poderia dar uma de suas maçãs para mamãe?

A menina levanta os olhos para sua mãe durante alguns segundos e morde subitamente uma das maçãs e logo em seguida a também morde a outra.

A mãe, decepcionada, sente seu rosto se esfriar e perde o sorriso. Ela tenta não mostrar sua decepção quando sua filha lhe dá uma de suas maçãs mordidas.

Nesse momento a pequena menina olha sua mãe com um sorriso de anjo e diz:

– A mais doce é essa que te dei mamãe!


Quantas vezes passamos por experiências como a mãe desta história.


Nós temos mania de julgar as pessoas por que às vezes achamos que somos melhores, que temos maior conhecimento e que entendemos mais de determinado assunto.


Muitas pessoas têm dificuldade em comunicar o que pensa ou sente. Por isso precisamos apreender a ouvir mais as pessoas, mesmo que a pareça estranha a sugestão, mas no final poderá ser uma ótima ideia ou até mesmo uma grande solução para um determinado problema.


Na parábola acima, a atitude da menina parecia ser egoísta, mas ela não pensou sem si mesma. A ação, a princípio estranha, garantiu que a mãe saboreasse a melhor maçã.


Você tem valorizado as ideias dos seus colegas? Como líder, tem sido paciente e cuidadoso com sua equipe? Ou tem imposto apenas as suas ideias? Na família, você tem sido cuidadoso com as opiniões que emite sobre sua esposa e filhos?

“Sejam sempre prontos para ouvir, mas demorem para falar e para se irritar.”

São Tiago, Bíblia Sagrada (Tg 1.19)

838 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page