top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Engajamento para além das redes sociais

Atualizado: 19 de nov. de 2021


Engajamento é mais que um clique na tela; é ação, competência e resultados.


A palavra engajamento entrou na moda em razão das redes sociais e, neste caso, consiste numa manifestação qualquer digital ou virtual em relação a uma comunicação de outra pessoa. Mas existe um tipo de engajamento muito mais importante e que acontece no mundo real e que exige muito mais do que alguns toques em uma tela...



Segundo o dicionário, engajamento é o ato ou efeito de envolver-se a serviço de uma ideia ou causa. Engajamento não é uma ideia ou causa, engajamento é ação! Engajamento é algo palpável, concreto! Engajamento pressupõe trabalho e muita empatia pra entender que as outras pessoas, talvez, estão em outro nível de consciência e competência. SIM! Engajamento também é uma competência!


A proposta para esse texto é que você entenda que engajamento é uma COMPETÊNCIA! E como tal, ele é composto de conhecimento, habilidade e, no que tange a ação, atitude!


Engajamento também é uma questão de consciência. Então, não adianta apenas trabalhar para que as pessoas sejam competentes no que elas fazem. É preciso conscientizar as pessoas para que elas entendam do porquê é importante executar certas atividades (reforçando: lembre-se de que nem sempre as pessoas estão no mesmo nível de consciência que você).


E você, se acha uma pessoa engajada? Veja a seguir algumas questões para ajudar você a responder esta pergunta:


  1. Você conhece as normas legais e as políticas da sua empresa no segmento em que atua? Ou apenas “sabe, assim, por cima”?

  2. Você saberia dar uma aula sobre o seu departamento, inclusive explicando o que seus colegas fazem e o papel de cada um no processo?

  3. Você procura se capacitar e pesquisar a respeito do seu trabalho, profissão ou tarefa, procurando atualizações e novidades?

  4. Você procura melhorar a cada dia a execução de suas tarefas, aprimorando processos e sugerindo melhorias?

  5. Você analisa frequentemente os processos de forma crítica, visando melhorar sempre? Ou “deixa rolar” porque “sempre foi assim”?

  6. Você demonstra ânimo e motivação para fazer seu trabalho? Você procura animar seus colegas?



Quando há problemas e reclamações você procura olhar o lado bom e dialogar em busca de uma solução? Ou você prefere fazer coro com os descontentes?


Aqui na JFS Engenharia estamos constantemente procurando aumentar o engajamento do nosso time. Nós sabemos que, uma equipe engajada num projeto apresentará uma performance melhor, mais eficiente e com os resultados que nosso cliente precisa.


Se você quiser saber mais sobre como o nosso engajamento pode ajudar na execução de seu projeto industrial, consulte-nos. Teremos prazer em nos engajar na sua necessidade!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page