• JFS Engenharia e Consultoria

Gestão da mudança




Na vida a mudança é constante e não adianta fazer biquinho! Queira ou não, elas virão e o mais importante é saber lidar com elas.


Na empresa não é diferente, principalmente naquelas que buscam a constante melhoria de seus processos e produtos. No contexto das Norma ISO9001, quer seja para aprimorar um processo, eliminar inconformidades ou implementar o “kaizen”, a mudança tem que ser implementada. Por isso, é fundamental que estejamos prontos para as mudanças e saibamos conviver bem com elas.


Mas, em geral, nós não gostamos de mudanças. Sair da zona de conforto abala nossa tranquilidade e nos deixa instáveis. Por isso, é comum resistirmos às mudanças. Mas você vai concordar que dar uma de “cabeça dura” ou teimoso não vai contribuir para você crescer na empresa.



Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a encarar mudanças no trabalho.


1 - Aceite as mudanças: Estratégias e tarefas mudam. No mercado, há muitos profissionais que se dizem resilie


ntes (suportam e reagem positivamente às dificuldades), mas na verdade são os que mais rejeitam mudanças. O primeiro passo é aceitar que precisa e deseja mudar.


2 - Controle suas emoções: Saiba lidar melhor com situações de estresse. O fato de as pessoas estarem desesperadas com algo não significa que tenha que se desesperar também. Não se aborreça tanto com os detalhes e foque sua energia no resultado final.


3- Não confunda metas e responsabilidades com pressão. Defina prioridades para não ficar apagando incêndios. Desenvolva sua capacidade de discernimento e aprenda a identificar o que é importante e o que é urgente. As mudanças tendem a nos fazer confundir as coisas.


4 - Mantenha-se atualizado. Estude e aprenda coisas novas. Mantendo sua empregabilidade em alta, você diminui a


ansiedade de perder seu espaço (ou seu emprego) e pode lidar melhor com dificuldades e mudanças.


5 - Dê tempo ao tempo. As mudanças sempre parecem muito radicais logo no início e por isso nos assustam. Mas o tempo é um fator importante, tanto para o projeto novo quanto para você. Você verá que com o passar dos dias, você se adaptará às mudanças e verá que nada é tão compl


icado assim.


Mudar é importante em muitos aspectos e, quase sempre, se fizermos uma boa gestão da mudança, resulta em crescimento e melhoria, mesmo que a princípio pareça ruim. Na JFS Engenharia estamos preparados para gerir suas mudanças estruturais, com experiência e expertise de grandes projetos industriais. Consulte-nos para saber mais sobre as mudanças que você deseja implementar em sua planta fabril ou comercial!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo