top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Indústria mostra tendência de crescimento para 2021

Segundo dados do IBGE, a indústria nacional começa a mostrar sinais de recuperação após as quedas de produção impostas pela pandemia. Embora haja ainda muito a recuperar, a produção industrial teve aumento entre os meses de novembro e dezembro do ano passado em 11 Estados dos 15 pesquisados. Os destaques ficaram com o Espírito Santo (5,4%) e o Ceará (4,7%), segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-REG) do IBGE,


Mesmo apresentando uma queda de -4,5% no acumulado do ano, a produção industrial teve aumento de 1% no último trimestre de 2020, conforme a mesma pesquisa, demonstrando a tendência de recuperação.


Esta tendência, porém, pode ser abalada, especialmente pelo fim do auxílio emergencial, cujos reflexos já são sentidos no primeiro mês de 2021. Segundo o índice de vendas no varejo amplo da Getnet, houve uma queda de quase 11% em relação a dezembro.


No entanto, mesmo com o avanço da pandemia, a economia e a sociedade já aprenderam a conviver com as restrições e protocolos de segurança. O início da vacinação também infunde esperança e traz um efeito psicológico positivo. É o que indica os dados do IDAT (Indicador Diário de Atividade) mantido pelo Itaú Unibanco. Segundo este indicador, a atividade econômica se mantém estável desde outubro. Apesar da queda no setor de serviços, segundo o indicador, os setores da indústria, agricultura e construção se mantem sustentadas e em expansão.


O cenário inspira cautela mas é esperançoso. Apesar do avanço dos números da pandemia, muitos governos, sensíveis à atividade econômica, estão reduzindo ao máximo possível o rigor das restrições. Esta é a hora ideal para pensar nos projetos futuros de expansão e/ou melhoria da estrutura industrial. E o primeiro passo é a elaboração do projeto. Esse é o momento certo para isso.


A JFS Engenharia e Consultoria já tem vários clientes preparando seus projetos para que, assim que a economia voltar a andar com passos um pouco mais firmes, executá-los. “É hora de planejar e pensar para frente. A pandemia não irá durar para sempre. Sabemos que sempre após vencer uma crise há um avanço significativo no consumo. Por isso, quem estiver mais preparado para produzir, vai crescer e estar na frente dos concorrentes!”, alerta o diretor da JFS, José Fernando Veloso dos Santos.

35 visualizações0 comentário
bottom of page