• JFS Engenharia e Consultoria

JFS engenharia participa de importante projeto para a ciência no Brasil e no mundo.

Atualizado: Set 8


JFS engenharia participa de importante projeto para a ciência no Brasil e no mundo.

O Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncotron (LNLS) é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.


O laboratório foi planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia. Permitindo analisar materiais em seu nível molecular, seus resultados podem ser usados em pesquisas de diversas áreas.


A JFS participou desse projeto de relevância mundial, que foi veiculado e teve destaque em diversas das mídias do Brasil e do mundo.


Apesar de sua importância mundial, vale ressaltar, que esse projeto vai muito além de equipamentos de última tecnologia, pois, é um projeto estruturante para o Brasil, que alavanca uma série de pilares importantes para nosso país no setor da ciência e indústria de alta tecnologia.


Dentre as treze estações de pesquisa do Sirius previstas para a 1ª fase do projeto, nós da JFS Engenharia efetivamos o projeto de seis Linhas de Luz, sendo as linhas Cateretê, Carnaúba, Ema, Ipê e Mogno e atualmente (Setembro/2020) estamos realizando o projeto da linha Imbuia.


Essas linhas são áreas de pesquisas dentro do laboratório Sirius, cada uma capaz de realizar determinados tipos de pesquisas diferentes e independentes.


Nossa equipe desenvolveu a parte de cálculos estruturais, encaminhamento de tubulação e elétrico, incluindo suportes necessários para atender a demanda de todos os componentes das Linhas de Luz, visando o perfeito funcionamento das linhas de acordo com as necessidades e solicitações da equipe de pesquisa da CNPEM, de modo que após finalizado o projeto seja um guia minucioso e complexo para a construção e montagem das linhas de Luz.


Nesse momento um estudo de extrema importância vem sendo realizado no Sirius, pois, dentre as treze linhas de pesquisa, duas tiveram as montagens priorizadas, desde o início da pandemia, possibilitando estudos sobre o coronavírus e sua interação com células humanas.

Estão sendo feitos os primeiros experimentos para obter imagens em 3D de estruturas de uma proteína imprescindível para o ciclo de vida do novo coronavírus (Sars-Cov-2).


Com a obtenção de dados confiáveis, será possível aprofundar os estudos. Esses detalhes ajudarão na compreensão de como o vírus se comporta dentro das células, auxiliando no desenvolvimento de medicamentos para o combate à doença.


A equipe da JFS tem orgulho em ter colaborado no desenvolvimento desse projeto que trará grandes resultados na área da ciência e da tecnologia para nosso país.

20 visualizações

© 2019 por JFS Engenharia e Consultoria - Brasil

  • Linkedin - JFS Engenharia