top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

JFS Engenharia: uma história de constante evolução

Atualizado: 29 de out. de 2021










Com raízes em Portugal e crescimento baseado no interior de São Paulo, a JFS Engenharia é a evolução constante do conhecimento e do empreendedorismo de seu fundador, o engenheiro mecânico José Fernando Veloso dos Santos.



As origens


Nascido em Portugal, José Fernando graduou-se em Engenharia Mecânica em 1986 e mudou-se para o Brasil por razões familiares. Aqui chegando, iniciou sua carreira numa das mais importantes fábricas de cervejas e refrigerantes do país, onde atuava com projetos e supervisão de montagens industriais.


Em 1996 teve uma rápida passagem por uma das concorrentes da empresa onde trabalhava e, depois de um ano, deixou de ser empregado e passou a empreender como um prestador de serviços de engenharia para empresas de alimentos.


Até o ano 2000, José Fernando desenvolveu e coordenou projetos e montagens industriais. Neste período, pela característica dos serviços que prestava, teve que viajar muito, mudando constantemente seu local de trabalho, o que dificultava sua convivência familiar.


Motivado pelo desejo de crescer e dar mais conforto e comodidade à sua família, em 2001 iniciou suas atividades empresariais junto com mais dois projetistas na cidade de Araras, SP, desenvolvendo apenas projetos mecânicos.

Em 2004, oficialmente, nasce a JFS Engenharia. Daí em diante, a evolução foi constante com projetos cada vez mais complexos e maiores, atendendo clientes como Ajinomoto, Dedini, Ambev, Cargill Nestlé, Pepsico, Purina, Tetra Pak entre outros.


A evolução 3D e a sede própria


Em 2010, a JFS Engenharia passou a utilizar a tecnologia de modelagem tridimensional (3D) em seus projetos. “A técnica da modelagem 3D apresentou muitas vantagens especialmente para o cliente, pois permitiu uma visualização antecipada da instalação final, o que não acontecia com o projeto em 2 dimensões”, comenta José Fernando.


Pouco depois, em 2014, a JFS Engenharia adquiriu duas salas próprias no Edifício Topázio em Araras, SP e, em 2016, expandiu seu espaço físico adquirindo mais uma sala comercial no mesmo local.


Em 2015 a empresa passou a atuar em projetos multidisciplinares integrando, no mesmo projeto, as especialidades de mecânica, elétrica e civil. Este avanço técnico ampliou também os horizontes de atendimento aos clientes, oferecendo uma solução completa para um projeto de construção ou ampliação industrial, dando assim mais confiabilidade e praticidade aos clientes.


Em 2020, a JFS introduziu a tecnologia de nuvem de pontos na elaboração dos projetos, acompanhando a evolução tecnológica e trazendo ainda mais precisão e agilidade aos projetos.


“Temos crescido de forma suave mas consistente, sempre focados em atender os clientes com qualidade e confiabilidade. Procuramos aprimorar sempre mais nossa estrutura interna de planejamento e administração. Na área técnica, nossa preocupação é de sempre usar as melhores técnicas de engenharia para dar os melhores resultados aos nossos clientes”, conclui José Fernando.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page