• JFS Engenharia e Consultoria

LIÇÕES DE LIDERANÇA COM O COACH CARTER


O filme Coach Carter conta a história do atleta Ken Carter, que jogou basquete de 1973 a 1977, quebrando vários recordes no tempo de colégio.


Depois de deixar as quadras e se casar, Ken Carter aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola. Ele é um técnico durão, que impõe regras rígidas para os atletas dentro e fora de quadra, incentivando os jovens a superarem seus medos e suas fraquezas.

Dentre as várias lições importantes transmitidas pelo enredo do filme, destacam-se:


  1. Não existe liderado incapaz; o líder precisa ter flexibilidade e se aproximar ao máximo do seu liderado. Conhecer sua equipe e ser sensível ao potencial de cada um aumenta o leque de possibilidades. O que é difícil para um pode ser fácil para outro; o que um não sabe fazer, o outro tem facilidade.

  2. Se você quer entender, aja, pratique coloque a “mão na massa”. O aprender está no fazer. A teoria e o conhecimento são importantes e fundamentais. Porém, sem aplicação prática elas não passam disso: teoria. Mesmo que você erre (e você vai errar!) tente e coloque em prática o que “aprendeu”. O erro é o caminho para o acerto quando ele não é negligenciado.

  3. A chave para ensinar e influenciar as pessoas é entrar no seu modelo de mundo, compreender suas dores e jeito de encarar a vida. Ser empático às dores ajuda a criar vínculos. Quando você se compromete com o time, o time se compromete com você! Use a lei da reciprocidade a seu favor.

  4. As pessoas já possuem os recursos de que precisam ou podem criá-los. A questão é saber como ajudá-las a ter acesso aos recursos e incentivá-las a investir em seus potenciais. Um ambiente rico em possibilidades e aberto a novas ideias sem preconceitos, fomenta o surgimento de pessoas criativas que descobrem em si mesmas forças e qualidades que, até então, desconheciam.


Para a JFS, liderança é muito mais do que simplesmente motivar pessoas e alcançar objetivos. Liderar é influenciar e construir uma relação onde todos crescem juntos: o líder, os liderados e a empresa.


0 visualização0 comentário