top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

O que um engenheiro pode te ensinar


Ser engenheiro é uma escolha profissional que, no senso comum, tem a ver com “gostar de matemática e física”. Sim, isso não é falso. Porém, engenheiros precisam muito mais que isso para serem bons engenheiros. Há também habilidades emocionais e relacionais que precisam existir.

De um modo geral, a matemática, a tecnologia e as ciências são as ferramentas que os engenheiros usam para promover alguma melhoria na sociedade, seja em qual especialidade for.

Para isso, um bom engenheiro precisa cultivar algumas habilidades que você também pode perseguir e agregar muitos benefícios à sua vida. Vamos a elas:

1. Foco na solução de problemas

Resolver problemas é uma habilidade importantíssima para qualquer pessoa! Porém, um engenheiro aprende a usar a lógica e o pensamento analítico para isso.

Ele não se prende a “achismos” mas levanta dados exatos da realidade, analisa e simula hipóteses, consulta colegas.

Outra característica importante que os engenheiros desenvolvem para isso é a persistência. Todo problema tem que ter uma solução. Guiados pela mentalidade matemática, eles não desistem fácil e não se deixam levar pelas emoções.

2. Pensar fora da caixa

Engenheiros são constantemente desafiados a melhorar processos e estruturas. Por isso, a inovação e a criatividade são valores preciosos para eles. “Pensar fora da caixa” é uma habilidade dos engenheiros que tem que fazer parte da vida de qualquer profissional que deseja se destacar e crescer

3. Ser curioso

O bom engenheiro é movido por curiosidade. E essa moeda tem duas faces: por um lado a curiosidade exploratória: como isso funciona, como acontecem os processos, por que eles acontecem assim? E por outro, a curiosidade questionadora: e se fizemos assim e não desta forma? E se introduzirmos esse ou aquele elemento?

Foi assim que nasceram as grandes invenções da humanidade. E é assim que você também poderá evoluir na carreira e na vida pessoal.

4. Estar atento aos detalhes

Engenheiros sabem que o descuido com um pequeno detalhe pode colocar todo o projeto a perder! Por isso, já está no hábito de um engenheiro revisar cada detalhe sempre para reduzir riscos e evitar erros em sequência.

Para isso é preciso paciência, capacidade de planejamento e atenção concentrada. Aprenda isso com os engenheiros e conquiste a confiança e a credibilidade que vão alavancar sua carreira!


5. Saber trabalhar em equipe

O trabalho do engenheiro é repleto de ângulos diferentes e complexo, no sentido de envolver muitas variáveis. Por isso, é muito importante saber trabalhar em equipe já que ninguém domina todos os aspectos de um projeto.

Em qualquer outra profissão ou posição numa empresa, esta é uma das “soft skills” fundamentais. Assim como os engenheiros, você precisa saber delegar tarefas, valorizar talentos, ouvir opiniões diversas e ceder pontos de vista em prol dos objetivos maiores do projeto.


6. Comunicação

Parece que “comunicação” não tem muito a ver com engenharia, mas este é um grande engano! Um engenheiro precisa ser capaz de expressar uma ideia verbalmente e por escrito com confiança.

Essa é uma habilidade que você também pode aprender com os engenheiros; projetos que envolvem trabalho em equipe e contribuições de agentes externos, como funcionários e clientes, exigem boas habilidades interpessoais e de comunicação.

Além disso, você também precisará cultivar o respeito e habilidade de ouvir quando outras pessoas compartilharem suas ideias. Desta forma, você irá promover um ambiente acolhedor e aberto a diferentes modos de pensar.


Boa parte dos colaboradores na JFS Engenharia são engenheiros e aqui, procuramos incentivar a todos a cultivarem estas características. E na sua empresa? Quais destas características você sente mais falta na equipe?


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page