Qualidade: A Filosofia que Transforma Processos, Produtos e Pessoas"
- JFS Engenharia

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Muito antes de se falar nas normas da série ISO 9000, no Japão, na década de 50, surgiu um movimento de reconstrução do país, o qual estava destruído após a segunda guerra mundial. Esse sentimento de nacionalismo, patriotismo e executar com excelência com muita disciplina criou a filosofia da Qualidade Total (Total Quality) nas indústrias. Nesse período, o conceito de qualidade se estendeu não só ao produto, mas ao processo. Sabemos que os carros japoneses são famosos pela sua qualidade, o que muitos não sabem é que essa reputação foi conquistada por conta de décadas adotando os princípios da qualidade total. Muitos consultores de várias nacionalidades estudaram os princípios japoneses e replicaram para organizações do mundo todo.
A Qualidade, então, tornou-se uma mentalidade incorporada nos processos e cultura das empresas, visando fornecer produtos ou serviços em conformidade com requisitos. Para isso, é preciso entender e detalhar as características do produto ou serviço para, então, executá-lo comparando com estes requisitos.
Quando uma empresa decide melhorar sua qualidade, ela pretende também atender, encantar e até superar as expectativas do cliente. Mas esse é um processo evolutivo e dinâmico, porque os desejos e anseios do público alvo sempre se alteram. Assim, a mentalidade da Qualidade precisa manter uma rotina que se retroalimente buscando melhorar sempre. Ao longo do tempo, percebeu-se que mais qualidade não significava mais custo. Em muitos casos, a otimização e padronização de processos melhorou financeiramente o desempenho das companhias, e foi assim que a Qualidade ganhou o mundo. Então entendemos que:
Qualidade é produzir produtos ou prestar serviços em conformidade com requisitos;
Qualidade é atender, encantar e até superar as expectativas do cliente;
A qualidade se estende ao processo e não só ao produto;
Mais qualidade não significa mais custo.
Notamos que a adoção de um sistema de gestão da qualidade melhora não só os processos, mas as pessoas envolvidas. As pessoas mudam as empresas e os clientes, que mudam o setor e que mudam o país! Parece um pouco utópico, mas é o que tem acontecido.




Comentários