top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Você já fez um projeto? Afinal, o que é um projeto?




Uma das palavras mais comuns e usadas em nosso dia-a-dia empresarial é “projeto”. Há projetos para quase tudo na vida: desde um projeto para o final de semana até para a carreira ou construção de uma grande empresa ou unidade fabril.


Não importa muito a dimensão, o alcance ou importância de um projeto; o fato é que sempre que “projetamos” algo é porque queremos muito que aquilo dê certo, da forma mais rápida possível, com o menor esforço e gasto possível e com a máxima satisfação dos objetivos que originaram o projeto.


O que é um Projeto?


Falando mais tecnicamente, um projeto é qualquer ação finita (com prazo para começar e terminar), com objetivos bem definidos e focados na resolução de um problema, aproveitamento de uma oportunidade ou realização de um desejo de uma pessoa ou organização. Num projeto, considera-se o tempo, os recursos disponíveis e os resultados desejados e então cria-se uma sequência de passos ou tarefas organizadas segundo esses pressupostos.


Fases de um projeto


Qualquer projeto para ter sucesso deve possuir cinco fases bem definidas. Veja:


1. Escopo inicial


É o começo e o alinhamento das ideias e motivações do projeto. Nesta fase é fundamental avaliar algumas questões: vale a pena realizar este projeto? Há recursos, tempo e oportunidade para sua realização? Qual, afinal, é o foco: problema a resolver, oportunidade a aproveitar, desejo a realizar?


Por vezes, um projeto morre nesta fase por se constatar que a ideia inicial não é executável por falta de recursos ou tempo; ou mesmo por não ter relevância no contexto total da empresa ou da sua vida.


2. Planejamento


Agora é a hora de definir: objetivos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) necessários, estratégia (como o projeto será realizado), táticas (passos e ações específicas que deverão ser implementadas), cronograma de ações, KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores chave de performance) que deverão ser atingidos ao longo do tempo do projeto para avaliar seu bom andamento.


O bom planejamento é a chave para a realização de um projeto com sucesso. Sem ele, o projeto pode até acontecer, porém é quase certo que haverá desperdício de tempo e recursos graças aos muitos “imprevistos”, exatamente pela inexistência do planejamento.


3. Execução e controle


Na execução será necessário atribuir funções para cada uma das pessoas ou equipes envolvidas e realizar a divisão de tarefas. O líder deverá organizar, dirigir e controlar a execução destas tarefas no tempo planejado, com os recursos disponibilizados de forma a atingir os KPIs definidos para aquela fase.


Nesta etapa, o papel do líder é fundamental. Como um regente de uma orquestra, ele irá garantir que todos executem as ações necessárias da forma correta e no exato tempo previsto, de forma a que todas as atividades contribuam para o alcance do objetivo definido.


4. Reajustes


É muito raro que um projeto, especialmente os mais complexos, sejam executados exatamente como foram planejados. É absolutamente normal que imprevistos aconteçam de forma que será necessário realocar recursos, tempo e pessoas, redefinir KPIs e adequar o planejamento às novas circunstâncias que tenham surgido. O importante é que o foco e o objetivo principal do projeto sejam mantidos e perseguidos.


5. Conclusão


Esta é fase onde serão avaliados os resultados alcançados analisando e verificando se o projeto alcançou seus objetivos dentro do prazo e com os recursos disponibilizados. É a fase dos relatórios e das análises. O importante aqui é consolidar os aprendizados a partir das falhas cometidas ou ocorridas e formular práticas que evitem a reincidência no erro.


Projetos Industriais


A reforma ou ampliação de uma unidade industrial envolve ações bem definidas de vários setores e áreas de conhecimento como: construção civil, hidráulica, elétrica, estrutural e mecânica.


A JFS Engenharia é especialista na elaboração desses projetos. Em conjunto com seus clientes, elabora projetos detalhados sobre cada etapa da ampliação, melhoria ou construção de uma planta fabril garantindo que, no final, os resultados alcançados correspondam aos objetivos definidos anteriormente pelo cliente.


Se você quer conhecer mais sobre projetos industriais ou está pensando em melhorar sua planta industrial, converse conosco sem compromisso. Teremos prazer em atender você pois essa é nossa paixão: projetar e planejar seu sucesso industrial!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page