top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Os Sete passos de Strategic Sourcing no Departamento de Compras


Strategic sourcing é uma metodologia de “compras estratégicas”, cujo propósito é melhorar o equilíbrio financeiro da empresa, tirando o foco apenas do “melhor preço” e voltando os olhos para tudo o que envolve a compra de um produto e o seu “entorno”, ou seja, o que vem antes e depois da compra em si, e o relacionamento com fornecedores.

Quando se pratica o strategic sourcing em compras, se busca criar vantagem competitiva por meio de uma primorosa escolha de fornecedores alinhados com as políticas e valores da empresa, fornecedores que se tornam verdadeiros parceiros de negócios. Para isso, avalia-se não apenas o preço, mas também os prazos de entrega, a qualidade, os métodos de produção, o “fôlego” financeiro e operacional do fornecedor, a identidade de valores entre outros.


Veja os sete fundamentos para se implementar o strategic sourcing em seu departamento de compras.


1. Análise de necessidades e definição de parâmetros: identificar todas as necessidades de sua empresa, em produtos e serviços; definir o workflow para demanda, solicitação, periodicidade, quantidade, armazenamento, verba disponível, timing de aquisição etc. Importante definir claramente quem faz o que neste processo.


2. Mapeamento de suprimentos: definir claramente as especificações técnicas, variações possível, qualidade e quantidade necessárias, indicadores básicos e grau de importância de cada categoria de suprimentos.


3. Análise de mercado e fornecedores: ampla pesquisa de fornecedores viáveis no mercado de acordo com as políticas internas, estrutura disponível, tecnologia, capacidade de entrega, idoneidade etc.


4. Definição de estratégia de compra: com todas as informações dos passos anteriores em mãos, o departamento de compras define qual será a estratégica para fechamento de negócios. Basicamente é uma matriz de prioridades e pesos para avaliação de fornecedores, no estilo da matriz BASICO.


5. Cotação de produtos e serviços necessitados: neste passo, solicita-se as propostas para os fornecedores e classifica-se as propostas segundo a estratégia e indicadores predefinidos, visando a criação de parcerias de longo prazo.


6. Negociação de fornecedores: definidos os fornecedores qualificados, inicia-se a fase de negociação, visando o melhor custo-benefício e redução de riscos.


7. Acordos e estratégia de evolução: não se trata apenas de fechar um negócio e fazer um contrato, mas planejar a evolução daquele fornecedor em sua cadeia de suprimentos, visando otimizar e fidelizar a parceria.


Aqui na JFS Engenharia gostamos de trabalhar com empresas que possuem esta forma de aquisição de nossos serviços. “É muito mais vantajoso ter parceiros do que clientes eventuais. Ainda que um contrato pontual possa ser interessante do ponto de vista financeiro, preferimos trabalhar com parceiros com os quais nos relacionamos e fazemos negócios ao longo do tempo”, comenta o Diretor José Fernando Veloso dos Santos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page