top of page
  • Foto do escritorJFS Engenharia

Você sabe o que é ser Resiliente?


O mestre e seu jovem discípulo caminhavam em silêncio pela estrada que ligava o templo ao vilarejo. Na noite anterior uma forte tempestade havia caído na região e havia muitas folhas e galhos espalhados pelo caminho. A certa altura, os dois foram obrigados a saltar o tronco de um grande cedro que havia tombado e expunha um emaranhado de raízes retorcidas.


- Há certas coisas que não compreendo – disse o discípulo. – Como é possível que uma árvore tão forte, com raízes assim robustas, tombe por causa da tempestade, enquanto outras plantas frágeis continuam de pé?


O mestre parou de caminhar e olhou ao seu redor, como se procurasse alguma coisa.


Depois de instantes, disse ao discípulo:

- Vê aquela moita de bambus ali adiante, na margem do caminho?


- Sim!


- Durante as grandes tempestades, as varas do bambu se agitam de um lado para o outro, chegam quase a tocar o chão. Elas se submetem à força dos ventos, mas, quando a tormenta passa, estão novamente como sempre estiveram, firmes e intactas, como se nada tivesse acontecido. Já o cedro que acabamos de saltar não resistiu à tempestade porque seu tronco, grosso e rígido, era incapaz de se curvar. Ao longo de toda a sua vida, ela veio resistindo, imóvel, às tempestades violentas, perdendo muitas folhas e galhos. Até que, um dia, não pôde suportar seu próprio peso e sucumbiu.


O discípulo, já habituado com as parábolas do mestre, permaneceu em silêncio, aguardando o ensinamento que estava por vir.


- Assim também é com os homens – prosseguiu o mestre. Há os que procuram resistir às tormentas da vida e se enrijecem, se agarram com todas as forças ao que conhecem, recusam-se a mudar. E há os que aceitam as adversidades, adaptam-se às circunstâncias e sofrem mudanças, mas continuam inteiros.


Mais um ano começa com incertezas no horizonte econômico e político. Certamente algumas tempestades virão sobre nós em 2023. No entanto, ao invés de nos enrijecermos e nos apegarmos aos velhos costumes, temos que desenvolver a resiliência.


Resiliência é a capacidade de absorver pressões e impactos sem se deixar destruir e canalizar essas energias e forças para superar as dificuldades de tal forma que saiamos dos problemas melhores do que entramos. Como o bambu, resiliência é exercitar a flexibilidade que, no nosso caso, vem acompanhada da criatividade e da persistência.


Vamos pegar os limões que eventualmente o ano de 2023 nos oferecer e fazer deles uma saborosa limonada! Aqui na JFS Engenharia faremos isso todos juntos, encarando cada desafio com a mente aberta e criativa, com foco nas soluções (e não no lamento!).


E na sua empresa? Na sua vida, como será?



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page