• JFS Engenharia e Consultoria

Quebrar a casca do ovo



Uma menina era a encarregada de cuidar dos frangos da granja em que vivia. Uma das tarefas era observar os ovos para ver se haviam nascido filhotes.


Certa manhã, aproximou-se do galinheiro e viu vários pintinhos quebrando a casca do ovo. Um dos ovos não havia se quebrado por completo. O pequeno ser lutava para sair pelos buraquinhos da casca, mas lhe custava muito passar por eles. Levada pela vontade de ajudar, a menina abriu o ovo e soltou o pintinho.


O que aconteceu depois ficou gravado para sempre em sua mente: em poucos minutos, o filhote recém-nascido parou de respirar.

A menina foi correndo procurar a mãe e contou-lhe o que havia ocorrido.


- É muito grande o esforço que cada ave faz para nascer e se libertar do obstáculo que a casca representa – explicou-lhe a mãe. – Graças a ele, o pintinho adquire força suficiente para viver fora da casca.


Conosco o processo é parecido. Quando nos responsabilizamos pelas tarefas das outras pessoas, acreditando que estamos ajudando, estamos, na verdade, impedindo que se fortaleçam.


Por outro lado, quando evitamos de nos esforçar, dando um jeitinho, encontrando um atalho ou evitando aquelas coisas que consideramos “chatas”, acabamos nos enfraquecendo sem perceber, já que nos privamos de desafios e situações que nos agregariam conhecimento e sabedoria por meio da experiência, mesmo que ela não seja agradável.


Aqui na JFS Engenharia, a cada dia, temos cascas de ovos a romper. Cada um a sua. Para alguns mais dura, para outros mais grossa.


São tarefas, processos, metas, projetos, dúvidas, situações difíceis e complicadas a resolver. Não importa o desafio que esteja à sua frente. Encare-o com determinação, coragem e dedicação máxima. Mesmo que você sofra um pouco, não ceda à tentação de pegar um atalho ou “dar um jeitinho”.


Tenha certeza que, ao esforçar-se, quem ganha não é apenas a empresa, mas o maior beneficiado será você mesmo!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo